segunda-feira, 5 de março de 2018

• Data viagem:    11/03/2018
  • Distância:         30 km
  • Tempo (bike):   5h00
Acordamos às 05h30 e abrimos o zíper da capa externa da barraca, mantendo a rede fechada. A partir daí, aguardamos ansiosamente o nascer do sol. O momento muito esperado foi um espetáculo a parte! De repente, o astro foi surgindo nos dando a maravilhosa luz, que tanto ansiávamos! Arrisco dizer que foi o nascer do sol mais especial para mim, diferente de tudo o que já vi. Já tinha tido a oportunidade de acampar, mas este lugar foi muito diferente. Tinha aquele ar selvagem e ao mesmo tempo segurança.

Do lado de fora da barraca, víamos os intrusos borrachudos tentando entrar e sendo impedidos pela tela da barraca, era de certa forma cômico. Após a pausa de apreciação, nos besuntamos de óleo de citronela e partimos 'para o abraço'. Eles simplesmente não passavam perto, quando sentiam a citronela. Descemos da pedra, rumo a casa de nosso anfitrião, que novamente nos cedeu a cozinha para preparar nosso desjejum. Hoje o menu era mais simples. Levei leite em pó e café solúvel; o pão seria acompanhado de doce de leite. Mas, apesar de simples, estava muito gostoso! Após nosso desjejum, subimos novamente para a pedra/camping e começamos a arrumar nossa bagagem. Estávamos a uns 4 km de Barra do Una, decidimos deixar as tralhas no camping e descer mais leves. Rapidamente chegamos no que era ter sido o destino final de ontem.

A praia é muito bonita e pouco habitada. Haviam poucas pessoas por ali. Passamos por apenas um casal pescando e uma família se divertindo na água.

Primeiramente seguimos para o lado direito, até o Rio Prelado.

É emocionante ver o Rio desaguando no mar. Imaginar o quanto essas águas percorreram até aqui, como que para se entregar a seu destino final, é quase uma poesia!

Na sequência, seguimos para o outro lado da Vila, com destino as famosas pedras mirante de Barra do Una.

Já vi várias fotos de amigos aqui. É muito bom poder chegar a um lugar tão desejado!

Um fato é que, sempre que tomamos uma decisão, abrimos mão de outra. E muitas vezes isso gera um certo receio de perder algo melhor, pelo que foi deixado para trás. Não foi o que aconteceu, em relação a termos escolhido dormir onde pernoitamos. Provavelmente, se tivéssemos vindo até aqui, ficaríamos no Camping Tia Lola. Embora o local seja uma gracinha, onde ficamos foi simplesmente maravilhoso!

Aproveitei para fazer uma foto do menu, caso alguem queira saber quanto custa comer por aqui.

Tomamos um refri cada um, visto que estávamos escaldados do sol que estava ardendo intensamente!

Após, retornamos para o Camping Mirante Camboré, pegamos nossa bagagem e partimos para nossos novos desafios. Antes, porém, notamos uma placa do camping onde dormimos na noite anterior e decidimos registrar, para o caso de alguém querer dormir sobre a pedra, hehe!

Para voltar, tínhamos que escalar os mesmos morros de ontem. Eram duas subidas, que tivemos de empurrar as bikes. Após isso, voltamos a altimetria 'by praia'... tudo plano!

Passamos novamente pelo portal, agradecemos aos guardas e seguimos em frente.

Ao chegar no Perequê, extremamente exaustos devido ao calor, não tivemos dúvidas! Olhamos um para o outro e decidimos rapidamente: Bora pra água!

Hoje o local estava mais movimentado que ontem. Mas, há tanto espaço, que isso não era um problema. Permanecemos ali durante aproximadamente 1 hora, nadando, mergulhando e descansando.

Após, seguimos por mais 5 km até a Praia do Guaraú, no Camping do Kojak, onde deixamos nosso carro. Novamente encontramos com o proprietário que de forma animada nos perguntou como tinha sido nosso passeio. Contamos um pouco de tudo e ele ficou muito feliz. Para nossa surpresa, nosso anfitrião nos disse que podíamos tomar um banho e usar a cozinha, caso quiséssemos, antes de partir. E é claro que não quis cobrar nada a mais por isso... sem comentários! Tomamos um banho e fiz mais uma macarronada, dessa vez com salsicha, que havia deixado na caixa térmica, no carro.

Esta experiência foi fantástica, bem diferente de nossas tradicionais cicloviagens! Pedalar e acampar é sentir verdadeiramente o lugar, fazer parte dele! E, se o lugar é maravilhoso e a companhia é boa... o que mais podemos desejar ou pedir?!